Guia de Cidades
GuiaTeleSulFerramentasGuia de CidadesFortaleza, CE
História
A história de Fortaleza começou há muitos anos atrás, quando a cidade surgiu ao redor do Forte de Nossa Senhora da Assunção, construído pelos portugueses. Ao redor do forte, surgiu um povoado, que deu origem à quinta maior cidade brasileira. O visitante que chega a Fortaleza, hoje uma metrópole admirada por turistas do mundo inteiro, dificilmente imagina que ela parecia ter poucas chances de evoluir.

Enquanto Capitania, O Ceará não recebia atenção alguma. A conquista da Capitania começou em 1603, com a bandeira de Pero Coelho de Souza que fundou o Forte de São Tiago na Barra do Ceará. Sua ocupação oficial foi iniciada por Martim Soares Moreno, o capitão português que serviu de inspiração para um dos personagens centrais do romance "Iracema" de José de Alencar, recuperando e ampliando o Fortim de São Tiago, e rebatizando o novo forte de Forte de São Sebastião.

O Forte foi ocupado por uma expedição holandesa, que dominou o Ceará de 1640 a 1644. Derrotada pelos índios, voltou seis anos depois à Região, comandada por Matias Beck, que ergue o Forte Shoonemborch às margens do Riacho Pajeú. A explusão definitiva dos holandeses ocorreu em 1954 pelo comandante português Álvaro de Azevedo Barreto, que muda o nome do Forte para Nossa Senhora da Assunção.

A criação do município de Fortaleza se deu a 13 de abril de 1726, quando a povoação do Forte foi levada à condição de vila.

Somente em 1823 o Imperador Dom Pedro I elevou a vila à categoria de cidade.

No século XX Fortaleza passa por grandes mudanças urbanas, entre melhorias e o êxodo rural, e cresce muito chegando ao final da década de 1910 sendo a sétima cidade em população do Brasil. Entre as décadas de 1950 e 1960 a cidade passa por um crescimento econômico que supera 100% e começa a ocupação de bairros mais distantes do centro. Ao final dos anos 70 começa a despontar como um futuro pólo industrial do Nordeste com a implantação do Distrito Industrial de Fortaleza. Durante a abertura política após o Regime Militar o povo elegeu a primeira mulher prefeita do Ceará, Maria Luiza e a primeira prefeitura comandada por um partido de esquerda. No final do século a administração da prefeitura e a cidade passam por diversas mudanças estruturais com a abertura de várias avenidas, hospitais, espaços culturais e despontando como um dos principais destinos turísticos do Nordeste e do Brasil.
Cultura e Lazer
CASA JOSÉ DE ALENCAR
Parte da casa do século 19 onde nasceu e viveu o romancista foi preservada, assim como algumas mobílias de época. No sítio, instalado em uma bela área verde, estão ainda ruínas de um antigo engenho, além do Museu Artur Ramos com peças indígenas e instrumentos da época da escravidão.
CATEDRAL DE FORTALEZA
Foi construída entre 1930 e 1963. Sua construção durou quase 40 anos, sendo inaugurada em 1978. A partir daí, Fortaleza passou a ter a décima catedral do mundo e a segunda do Brasil, em tamanho. Esta igreja foi projetada pelo arquiteto francês George Maunier. Em estilo eclético, com predominância de elementos góticos e românicos. Devemos ressaltar na decoração da Catedral a pia batismal de origem portuguesa, datada de 1637, o altar de mármore e os sinos de bronze, datados de 1680, que badalam em suas torres de 75 m de altura.

Em 1975 foi criada a Capela do Ressuscitado, na cripta onde foram enterrados os restos mortais de algumas personalidades católicas. A Cripta da Catedral é consagrada aos Santos Adolescentes, falecidos antes dos quatorze anos. Já em outubro de 1996, foi colocada no teto da igreja uma cruz de concreto de 245 kg suspensos sobre o altar principal, sustentados por fios de aço. A Igreja da Sé possui uma área de 3.000 m2 com 90 m de comprimento e 45 m nos transeptos. Ela tem capacidade para abrigar 5.000 pessoas. É considerada uma obra de incrível beleza arquitetônica
Endereço:
Rua São José, S/N - Centro
CENTRO DRAGÃO DO MAR
30 mil metros quadrados de aréa para vivenciar a arte e a cultura, com atrações como o Memorial da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea, o Teatro Dragão do Mar, as salas de cinema do Espaço Unibanco Dragão do Mar, o anfiteatro Sérgio Mota, um Auditório e o Planetário. O acesso é democratizado, permitindo que a população de baixa renda possa ter acesso aos bens simbólicos ofertados.
Endereço:
Praia de Iracema
ESTORIL
Fica no bairro preferido pela boemia. Em suas redondezas encontra-se uma grande variedade de restaurantes e bares instalados em casas e edificações antigas. Alia-se a tudo isso o charme e bucolismo das ruas estreitas que o cercam, relembrando o passado e, principalmente, atraindo os turistas com sua programação sócio-cultural.
Endereço:
Rua Tabajaras, 359 – Praia de Iracema - Centro
FAROL DO MUCURIPE
Foi construído em 1840 e fica próximo ao Cais do Porto, que tem o mesmo nome. Foi desativado e conservado, servindo de sede ao Museu do Jangadeiro ou Museu de Fortaleza. No espaço do Museu, às quartas feiras das 14:00 às 18:00 horas e sábados das 08:00 às 12:00 horas, é realizado um passeio com guia até a Estação Eólica de Fortaleza, onde são apresentados vídeos, com a história e evolução dessa estação - a energia eólica gerada pelos quatro cata-ventos é suficiente para abastecer cerca de 3 mil casas.
Endereço:
Avenida Vicente de Castro, S/N - Centro
FORTALEZA NOSSA SENHORA DE ASSUNÇÃO
Construído pelos holandeses em 1649 e reconstruído em 1817, o antigo Forte Schönnenborch com suas muralhas, abriga hoje a 10ª Região Militar. É o local de origem da cidade, com a construção do Forte de São Sebastião, que foi erguido pelos portugueses no início do século XVII. Depois de servir de abrigo para muitas lutas contra índios e piratas, o Forte foi tomado pelos holandeses, que o mantiveram sob seu domínio por alguns anos.

Quando os portugueses finalmente recuperaram o controle sobre a construção, o Forte passou a ser chamado de Fortaleza Nossa Senhora da Assunção. Ao redor da construção foi nascendo uma Vila, conhecida como São José do Ribamar. O monumento que hoje é controlado pelo Exército pode ser visitado por turistas e visitantes em geral.
Endereço:
Av. Alberto Nepomuceno - Centro da Cidade (em frente ao Mercado Centra
MERCADO CENTRAL
Inaugurado em 1998, o novo Mercado Central de Fortaleza é um prédio moderno que reúne 559 boxes, o artesanato típico é o grande atrativo.
Endereço:
Avenida Alberto Nepomuceno s/n – Centro
MUSEU DA CACHAÇA
O museu fica no município de Maranguape, a 30 quilômetros do centro da capital. Mas o passeio vale a pena para os apreciadores da branquinha – parte da história da cachaça está relacionada à trajetória da família Telles, fundadora da Ypióca, maior produtora mundial de cachaça. No casarão de 1856, que abrigou a primeira fábrica do grupo, há documentos, fotos, garrafas antigas, ambientes que representam o processo de fabricação e um canavial. O destaque é o maior tonel de madeira do mundo, com oito metros de altura e capacidade para 374 mil litros. Uma jardineira leva os visitantes ao Y-Park, com campo de aventuras: tirolesa, arvorismo e trilhas para caminhada.
Endereço:
Estrada Ypióca, s/n - Sapupara - Maranguape
MUSEU DO CEARÁ
Nas dez salas do Museu do Ceará estão reunidas cerca de sete mil peças entre móveis, vestimentas, cordéis e fósseis. Entre os objetos históricos estão o chapéu, a batina e a bengala de Padre Cícero e um punhal que pertenceu ao cangaceiro Lampião. O museu, instalado em um prédio de 1817 e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, promove visitas guiadas e eventos culturais.
MUSEU DO MARACATU
Uma das manifestações culturais mais interessantes do Nordeste, o maracatu ganhou um museu em Fortaleza. No acervo, peças de vestuário, objetos de senzala, instrumentos musicais e história dos personagens ligados ao folclore.
Endereço:
R. Rufino de Alencar, 362
PONTE METÁLICA
Também conhecida como Ponte dos Ingleses, onde se é possível contemplar o mais lindo pôr de sol e com um pouco de sorte, observar os golfinhos brincando.
Endereço:
Praia de Iracema
PRAÇA DO FERREIRA
Primeira referência do centro de Fortaleza, ponto de partida do que hoje é a maior concentração comercial do centro da cidade. Na década de 70 perdeu seu principal marco, a famosa "Coluna da Hora", recentemente resgatada por reforma que devolveu aos fortalezenses as características arquitetônicas originais do "Coração da Cidade".
PRAIA DE IRACEMA
Limitada por quebra-mares, a Praia de Iracema é reta, suas ondas são fortes, possui recifes e areia grossa e escura. Berço da cultura e história cearense , a praia é freqüentada por turistas, artistas e intelectuais. Aqui o turista conhecerá a Ponte dos Ingleses, o Centro Cultural Estoril e a Estátua de Iracema. No calçadão o visitante poderá optar entre bares, restaurantes e casas noturnas.
PRAIA DE MEIRELES
É o trecho de praia ao redor da Feirinha de Artesanato e do Clube Náutico de Fortaleza. A área concentra grande número de hotéis, restaurantes, lojas e outros serviços turísticos; muitas vans de turismo, que oferecem tours na cidade e redondezas, têm o Meireles como ponto de saída e chegada. Também no Meireles, com suas largas calçadas, encontram-se diversas barracas à beira-mar. As barracas têm em geral acesso ao calçadão e à areia da praia, sendo convenientes tanto para descansos rápidos durante uma caminhada como para um almoço à beira-mar.

Essa área é bastante movimentada todo o dia e grande parte da noite. As pessoas vem nesta praia p/ caminhar, almoçar e jantar, comprar artesanato e lembranças na feirinha (após o entardecer), ou apenas passear e apreciar o ambiente de beleza e tranquilidade.
PRAIA DE MUCURIPE
É a continuação da Praia do Meireles, na direção leste; não há um claro marco divisório entre essas praias. O calçadão de Mucuripe é um pouco mais estreito que o do Meireles, mas é largo o suficiente para atrair diversas pessoas, que vêm para passear, caminhar ou assistir às peladas nas quadras de areia. No final da praia, no trecho próximo ao Porto de Mucuripe, pode-se ver diariamente uma profusão de jangadas e outros barcos rústicos.

Existem diversas jangadas turísticas espalhadas por Fortaleza, para que os turistas tirem fotografias; em Mucuripe, as jangadas são de fato utilizadas como meio de vida pra diversas famílias de pescadores. No final da avenida beira-mar, encontra-se o mercadinho de peixes e frutos do mar; pode-se não apenas admirar a fartura de peixes, lagostas, lulas e crustáceos, mas também comprar pequenas porções e levá-las para que sejam preparadas em pequenas barracas, no próprio mercado. É do Mucuripe também que partem os passeios de barco; as embarcações podem levar algumas dezenas de pessoas, e aparentemente são vistoriadas para garantir a segurança dos passageiros. Informe-se nos quiosques localizados nas calçadas da praia.
PRAIA DO FUTURO
Um pouco mais afastada da área urbana, tem águas mais limpas; os fortes ventos provocam ondas mais altas e fortes. Além das praias, outra atração são as barracas de praia com uma estrutura comparável a hotéis: piscinas, play ground, palcos para shows de música e humorismo. É possível aproveitar todo o dia e toda a noite nas grandes barracas.
REDE FERROVIÁRIA FEDERAL (JOÃO FELIPE)
Construída em 1880, a estação era ponte de chegada e partida dos trens que faziam o transporte de mercadorias e passageiros do interior para a capital. Atualmente, a estação ainda tem linhas regulares pela zona Metropolitana de Fortaleza. A estação possui uma fachada em estilo neo-clássico, em homenagem ao engenheiro João Felipe.
Endereço:
Localizada defronte à Praça Castro Carreira, mais conhecida como Praça
THEATRO JOSÉ DE ALENCAR
Quando se pensou em construí-lo, o Ceará passava por uma fase próspera em sua economia devido ao cultivo do algodão. Também foi nessa época que criou-se o Instituto do Ceará (objetivava estudar História, Geografia e Antropologia ) e fundou-se a Academia Cearense de Letras (foi a primeira do país). Como se vê, o Ceará afogava-se na intelectualidade e foi assim que a idéia de se construir um teatro veio a tona. Já existiam alguns teatros em Fortaleza, mas todos de pequeno porte, portanto nenhum oficial.

Daí, o governante da época, o Sr. Antônio Pinto Nogueira, mandou que fosse construída uma verdadeira casa de espetáculos. No coração da cidade está localizado o prédio mais bonito de Fortaleza: o Theatro José de Alencar, verdadeira jóia arquitetônica. No final do século passado este espaço era ocupado por apenas duas instituições: o Batalhão de Segurança (Polícia Militar) e a Escola Normal Pedro II. Em 1908, parte do prédio do Batalhão de Segurança foi cedido pelo Governo Estadual para a construção do Theatro José de Alencar.
Endereço:
Rua Libero Barroso (Praça José de Alencar - Centro.)
Previsão do Tempo
Qua - 22/11
24°C   15°C
Parcialmente nublado
Qui - 23/11
28°C   15°C
Predomínio de sol
Sex - 24/11
32°C   16°C
Parcialmente nublado
Sab - 25/11
31°C   16°C
Pancadas de chuva a tarde
Dom - 26/11
27°C   13°C
Pancadas de chuva
Seg - 27/11
28°C   13°C
Predomínio de sol
    
Telefones Úteis
Aeroporto Pinto Martins(85) 3392-1030
Batalhão de Trânsito Rodoviário Urbano3222-8800
Casa do Turista(85) 3105-2670 - (85) 3105-1475
Disque Táxi(85) 3287-7222
Rádio Táxi(85) 3254-5744 - 0800-2755744
Terminal Rodoviário Engenheiro João Tomé(85) 3256-2200