Guia de Cidades
GuiaTeleSulFerramentasGuia de CidadesRecife, PE
História
Recife é um município brasileiro, capital do estado de Pernambuco, localizado na Região Nordeste do país. Pertence à Mesorregião Metropolitana do Recife e à Microrregião do Recife. Detendo uma área territorial de aproximadamente 218 km², é formada por uma planície aluvial, tendo as suas ilhas, penínsulas e manguezais como as principais características geográficas. A cidade é a quarta capital brasileira na hierarquia da gestão federal, após Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, e possui a quarta concentração urbana mais populosa do Brasil, após São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.Recife tem, num raio de 300 km, três capitais estaduais sob sua influência direta: João Pessoa (122 km), Maceió (257 km) e Natal (286 km). Recife é a metrópole mais rica do Norte-Nordeste e a oitava mais rica do Brasil, e o município-sede possui o décimo quinto maior PIB do país e o maior PIB per capita entre as capitais nordestinas. A cidade é a nona mais populosa do país, e sua região metropolitana, com mais de 3,9 milhões de habitantes, é a oitava mais populosa do Brasil, além de ser a terceira área metropolitana mais densamente habitada do país, superada apenas por São Paulo e Rio de Janeiro. A capital pernambucana desempenha um forte papel centralizador em seu estado e região, abrigando sedes de instituições como a SUDENE, a Eletrobras Chesf, o Comando Militar do Nordeste, dentre muitas outras, e o maior número de consulados estrangeiros fora do eixo Rio-São Paulo. O município é a capital nordestina com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) segundo dados da ONU de 2010, figurando como a capital mais alfabetizada, com a menor incidência de pobreza e a com a maior renda média domiciliar mensal do Nordeste do país.[5]

A cidade do Recife foi eleita por pesquisa encomendada pela MasterCard Worldwide como uma das 65 cidades com economia mais desenvolvida dos mercados emergentes no mundo. Apenas cinco cidades brasileiras entraram na lista, tendo o Recife recebido a quarta posição, após São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, e à frente de Curitiba. Segundo a consultoria britânica PricewaterhouseCoopers, o Recife será uma das cem cidades mais ricas do mundo em 2020.

Mais antiga entre as capitais estaduais brasileiras, o Recife surgiu como "Ribeira de Mar dos Arrecifes" no ano de 1537, na principal área portuária da Capitania de Pernambuco, conhecida em todo o mundo comercial da época, graças à cultura da cana-de-açúcar. No século XVII, a cidade ficou vinte e quatro anos sob domínio da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, tendo como um dos administradores da colônia o conde Maurício de Nassau. Após a expulsão dos neerlandeses, feita na Insurreição Pernambucana, o Recife emerge como a cidade mais importante de Pernambuco, tendo uma grande vocação comercial influenciada principalmente pelos comerciantes portugueses, os chamados "mascates". Dentre as suas muitas alcunhas atribuídas, "Veneza Brasileira" é a mais conhecida. O romancista francês Albert Camus esteve no Recife em 1949 e comparou a capital pernambucana a outra cidade italiana ao descrevê-la, em seu livro Diário de Viagem, como a "Florença dos Trópicos".
Cultura e Lazer
CASA DA CULTURA
A Casa da Cultura é o local onde você vai comprar artesanato no Recife.

O prédio originalmente era a Casa de Detenção da cidade. As celas foram transformadas em 150 lojas de artesanato e a Casa da Cultura tornou-se no maior centro da cultura e arte pernambucana em todo o estado. Ali você vai encontrar peças em barro, cerâmica, couro ou madeira que vão desde bonecas, jogos de xadrez e damas, bumba-meu-boi, maracatu até bolsas, sandálias, chapéus e bordados.
Endereço:
Rua Floriano Peixoto, s/nº
Telefone:
(081) 3224-0557 - (081) 3224-4017
FACULDADE DE DIREITO DO RECIFE
Esta é a Faculdade de Direito do Recife, um prédio antigo e bonito, datado de 1912 e tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

No site da faculdade, podemos ler:

"A Faculdade de Direito do Recife, desde os seus primeiros anos de existência, atuou não apenas como um centro de formação de bacharéis, mas também como escola de Filosofia, Ciências e Letras, tornando-se célebre pelas discussões e polêmicas que empolgaram a sociedade em várias épocas.

A instituição viveu tempos gloriosos sob a influência de Tobias Barreto, Joaquim Nabuco e Castro Alves. Foi na Faculdade de Direito do Recife que nasceu e floresceu o movimento intelectual poético, crítico, filosófico, sociológico, folclórico e jurídico conhecido como a Escola do Recife, nos anos de 1860 a 1880. Seu líder foi o sergipano Tobias Barreto de Meneses.

Outras figuras importantes do movimento foram Sílvio Romero, Artur Orlando, Clovis Bevilacqua, Capistrano de Abreu, Graça Aranha, Martins Júnior, Faelante da Câmara, Urbano Santos, Abelardo Lobo, Vitoriano Palhares, José Higino, Araripe Júnior, Gumercindo Bessa."
Endereço:
Praça Doutor Adolfo Cirne, s/n Recife, PE
FORTE DO BRUM
O Forte do Brum é um forte de guerra, construído a partir de 1626 pelos portugueses e concluído a partir de 1630 pelos invasores holandeses.
Depois, em 1654, os holandeses foram expulsos e os portugueses o reconstruíram.Atualmente é um Museu Militar onde estão expostas armas, munições e fardamentos desde a época da invasão holandesa até tempos mais próximos de nós.Vale a pena visitar, pois é uma construção que tem tudo a ver com a história do Recife e das disputas entre portugueses e holandeses pelo território brasileiro.
Endereço:
Praça Comunidade Luso-Brasileira, s/n Cais do Apolo, Recife
Telefone:
(081) 3224-4620
GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA
O Gabinete Português de Leitura é uma instituição cultural, literária e de estudos lusófonos. É parecido com uma biblioteca. Para você que vai passear, fazer turismo, vale a pena conhecer, pois é uma visita rápida e que mostra mais uma instituição portuguesa na cidade.
Endereço:
Rua Imperador Pedro II, 290 Santo Antonio - Recife, PE
Telefone:
(081) 3224-2009
INSTITUTO RICARDO BRENNAND
O Instituto Ricardo Brennand é um ponto turístico obrigatório para quem visita o Recife. Tem uma pinacoteca linda e um museu de armas no formato de castelo que é fantástico. Você se sente num museu americano ou europeu.

Horário: de terça a domingo, das 13h às 17h.
Entrada: R$ 15,00 (inteira)
R$ 5,00 (Estudantes, Professores e Idosos acima de 60 anos com documentação comprobatória).
Obs.: Crianças até 7 anos gratuito.
Endereço:
Alameda Antônio Brennand São João - Várzea, Recife, PE
Telefone:
(081) 2121-0352/0365
LICEU DE ARTES E OFÍCIOS DE PERNAMBUCO
O Liceu de Artes e Ofícios de Pernambuco é uma escola particular mantida pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP, da Companhia de Jesus. Para o turista, é mais um prédio antigo (inaugurado em 1880) e muito bem conservado. Ao passar por este edifício azul, você já sabe, é o Liceu.
Endereço:
Endereço: Praça da República Santo Antônio - Recife, PE
MARCO ZERO
Marco Zero é o local em que Recife nasceu e serve como ponto inicial das estradas de Pernambuco.É um ponto turístico obrigatório. É uma praça legal, aberta, com um rio correndo do lado, esculturas de Brennand em frente, todo o centro histórico partindo daquele ponto.Os principais eventos culturais do Recife acontecem no Marco Zero. Se você estiver na cidade e souber que haverá um show no Marco Zero, não perca!
Endereço:
Praça Rio Branco Bairro do Recife (ou Recife antigo) Recife, PE
MERCADO SÃO JOSÉ
Mercado São José é o mercado municipal do Recife. Sim, vale a pena visitar e ter contato direto com a cultura local. Além de poder encontrar itens da culinária nordestina, há diversas lojas de artesanato lá dentro.


Visitação:

2ª a Sábado, das 6h às 17h
Domingo, das 6h às 12h.
Endereço:
Praça Don Vital, s/nº São José - Recife, PE
Telefone:
(081) 2424-2322
MUSEU DO ESTADO DE PERNAMBUCO
O Museu do Estado de Pernambuco possui um grande acervo de peças relacionadas à história de Pernambuco. Atualmente o acervo fixo do Museu do Estado tem mais de 14 mil itens distribuídos nas seguintes categorias: Presença Holandesa em Pernambuco, Arqueologia, Cultura Afro-brasileira, Cultura Indígena, Mobiliário, Arte Sacra, Porcelana, Cristais, Pintura e Ex-votos.O Museu do Estado de Pernambuco é um dos mais modernos museus do país, com capacidade para abrigar exposições de médio e grande porte. O espaço do Museu abrange, além do palacete do século XIX, o Espaço Cícero Dias e uma casa onde são realizados cursos e oficinas de arte.
Endereço:
Avenida Rui Barbosa, 960 Graças - Recife, PE
OFICINA BRENNAND
A Oficina Brennand é um dos lugares mais incríveis do Recife! Algo que a gente nunca imagina O local era uma olaria, uma fábrica de tijolos e telhas herdada por Francisco Brennand e transformada em sua oficina e museu.a que possa existir.São galpões imensos, caminhadas e mais caminhadas, esculturas e mais esculturas, muitas das quais com alguma conotação sexual. É realmente um lugar único!Este é um passeio que vale a pena fazer no Recife. As esculturas de Brennand são muito famosas e você pode vê-las em diversos lugares, como por exemplo no metrô de São Paulo.

Horários de visitação:

Segunda-Feira à Quinta-feira: 8:00h às 17:00h.
Sexta-feira : 8:00h às 16:00h.
Sábado, Domingo e Feriado: fechado.
Endereço:
Propriedade Santos Cosme e Damião s/n Várzea - Recife, PE
Telefone:
(081) 3271-2466
OLINDA
Olinda é uma das mais bem preservadas cidades coloniais do Brasil. Foi a segunda cidade brasileira a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1982.

Em 2005, Olinda foi eleita a primeira Capital Brasileira da Cultura para o ano de 2006. Durante todo o ano, em especial no sítio histórico de Olinda, há eventos culturais, como feirinhas de artesanato, reggaes, sambas, maracatus e afoxés.
PAÇO ALFÂNDEGA
O prédio do Paço Alfândega Primeiro foi um convento, depois a alfândega. Atualmente é um belíssimo Shopping Center com cerca de 80 lojas foi construído em 1732.O melhor deste Shopping é visitá-lo a noite e conferir o seu terraço onde temos a vista panorâmica do Rio Capiberibe refletindo as luzes do Recife antigo.
Endereço:
Rua Alfândega, 35 Recife Antigo - Recife, PE
Telefone:
(081) 3424-1404 - (081)3424-1423
PORTO DE GALINHAS
Porto de Galinhas é um paraíso! A cidade, pequena e aconchegante, é modelada para o turismo. Seu centro tem lojas de souvenirs, lembranças, artesanato e restaurantes. Alguns passos à frente está a praia cheia de piscinas naturais.
PRAIA DE BOA VIAGEM
A praia de Boa Viagem é a mais famosa do Recife, com aproximadamente 7 quilômetros de extensão e uma barreira de recifes naturais em sua maior parte.

Durante a maré baixa é possível caminhar sobre os recifes, mas é preciso tomar muito cuidado, pois eles são escorregadios.

Outro cuidado necessário é com os tubarões, pois já foram relatados e constatados vários ataques a surfistas na praia de Boa Viagem.
RUA DA AURORA
A Rua da Aurora é uma rua na margem esquerda do Rio Capibaribe e, no seu final, a margem direita do Rio Beberibe. O seu nome, "da Aurora", vem do fato de todas as suas casas serem voltadas para o Leste, o nascente.
RUA DO BOM JESUS
A Rua do Bom Jesus, chamada antigamente de Rua dos Judeus, é aquela onde foi construída. Hoje é um agradável ponto turístico com restaurantes, bares e animação.a primeira sinagoga das Américas. É comum também receber shows e feiras de artesanato aos domingos.
Atração turística obrigatória, juntamente com a sinagoga que ainda existe e é aberta para visitação.
TEATRO DE SANTA ISABEL
O Teatro de Santa Isabel é hoje um dos 14 teatros-monumento do país reconhecidos como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, título que ganhou em 1949. Foi inaugurado em 1850 e já recebeu 3 reformas até hoje.
TORRE MALAKOFF
A torre Malakoff hoje é considerada um centro de referência da cultura de Pernambuco. Vale a pena visitá-la pela sua imponência e também porque você pode subir até o observatório e ter uma belíssima visão da cidade do Recife.
Previsão do Tempo
Qua - 22/11
31°C   23°C
Possibilidade de chuva
Qui - 23/11
31°C   22°C
Pancadas de chuva a tarde
Sex - 24/11
31°C   22°C
Nublado e pancadas de chuva
Sab - 25/11
31°C   23°C
Possibilidade de chuva
Dom - 26/11
31°C   24°C
Possibilidade de chuva
Seg - 27/11
29°C   22°C
Possibilidade de chuva
    
Telefones Úteis
Aeroporto Internacional3464-4188
Ambulância (Serviço Público de Remoção de Doentes)192
Corpo de Bombeiros193
Defesa Civil199
Delegacia da Mulher180
Disque-Denúncia181 - 3421-9595
IML3222-5814
Polícia Civil197
Polícia Federal194 - 3425-4000
Polícia Militar190
Polícia Rodoviária Federal191 - 3464-0700
Salvaero - Busca e Salvamento da Aeronáutica3462-4927
SAMU192
TIP (Terminal Integrado de Passageiros)3452-1103