Guia de Cidades
GuiaTeleSulFerramentasGuia de CidadesRio de Janeiro, RJ
História
A cidade é mencionada oficialmente pela primeira vez quando a segunda expedição exploratória portuguesa, comandada por Gaspar Lemos, chegou em Janeiro de 1502, à baía, que o navegador supôs, compreensivelmente, ser a foz de um rio, por conseguinte, dando o nome à região do Rio de Janeiro.

Porém só em 1530 a corte portuguesa mandou uma expedição para colonizar a área, em vez de continuar usando-a simplesmente como uma parada em suas aventuras marítimas. Os franceses, por outro lado, tinham estado no Rio de Janeiro e arredores desde o começo do século e estavam dispostos a lutar pelo domínio da região. Em 1560, depois de uma série de escaramuças, os portugueses expulsaram os franceses.

O começo da cidade como tal foi no Morro de São Januário, mais tarde conhecido como Morro do Castelo, e depois na Praça Quinze até hoje centro vital do Rio.

O Rio de Janeiro desenvolveu-se graças à sua vocação natural como porto. Na mesma época em que o ouro foi descoberto no Estado de Minas Gerais, no final do século XVII, o Governador do Brasil foi feito Vice-rei. Salvador era capital da colônia, mas a importância crescente do porto do Rio garantiu a transferência da sede do poder para o sul, para a cidade que se tornaria, e ainda é, o centro intelectual e cultural do país.

Em 1808 a família real portuguesa veio para o Rio de Janeiro, refúgio escolhido diante da ameaça de invasão napoleônica. Quando a família real voltou para Portugal e a Independência do Brasil foi declarada em 1822, as minas de ouro já haviam sido exauridas e dado lugar a uma outra riqueza: o café.

O crescimento continuou durante quase todo o século XIX, inicialmente na direção norte, para São Cristóvão e Tijuca, e depois na direção da zona sul, passando pela Glória, pelo Flamengo e por Botafogo. Em 1889, a capital do Império assistiu à queda da monarquia. As mudanças políticas seguiram as diretrizes capitalistas. A transição da Monarquia para a República começa em 1889 e só acaba, efetivamente, em 1930. A cidade, com a Proclamação da República, torna-se a capital federal.

No começo do século XX surgiram as ruas largas e construções imponentes, a maioria no estilo francês fin-de-siècle. O Rio de Janeiro manteve sua posição até a inauguração de Brasília como capital da república em 1960. Capital do Estado do Rio de Janeiro, a cidade continua sendo o centro social e cultural do país.
Cultura e Lazer
ARCOS DA LAPA
O Aqueduto da Carioca, popularmente conhecido como os Arcos da Lapa, localiza-se na região da Lapa[1] , no Centro da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.

Considerada como a obra arquitetônica de maior porte empreendida no Brasil durante o período colonial, é hoje um dos cartões postais da cidade, símbolo mais representativo do Rio Antigo preservado na região boêmia da Lapa.
ATERRO DO FLAMENGO
Aterro do Flamengo é um complexo de lazer da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Foi construído sobre aterros sucessivos na baía de Guanabara
BARCA RIO-NITEROI
As barcas saem da Praça 15, no centro histórico e região movimentada da Cidade do Rio de Janeiro.
De lá partem as barcas para Niteroi e Ilha de Paquetá, assim como partem barcas para alguns outros dois locais da Baía de Guanabara, mas com horários menos frequentes.
Existem Barcas para Niteroi durante o dia todo em curtos intervalos de tempo, as barcas são confortáveis e possuem bar-lanchonete e sanitários em seu interior.
Como chegar:
Para quem pretende pegar a barca para Niteroi ou Paquetá deve ir à Praça 15, podendo ir de ônibus ou de metrô. A estação das barcas é ampla, e dentro das mesmas existe lanchonete e banheiros. Indo de ônibus Para chegar à Praça 15 pode-se pegar
CENTRO DE TRADIÇÕES NORDESTINAS (FEIRA DE SÃO CRISTÓVÃO)
A tradicional Feira de São Cristóvão ganhou nova roupagem, mas a animação continua a mesma. O espaço de 34 mil metros quadrados oferece 700 barracas padronizadas, dois palcos para shows, praça de repentistas, estacionamento e banco. De segunda a quinta, funciona apenas para almoço de comidas típicas, mas de sexta a domingo a programação é ininterrupta.
Endereço:
Campo de São Cristóvão, s/n
Telefone:
(21) 3860-2929
CIDADE DO SAMBA
Mais novo atrativo turístico carioca, a Cidade do Samba garante o clima de Carnaval o ano inteiro. O parque temático ocupa uma área de 114 mil metros quadrados na zona portuária e abriga os galpões das principais escolas de samba do Rio de Janeiro. Através das oficinas é possível acompanhar de perto a produção de carros alegóricos e de fantasias. Nas noites de quinta-feira, um espetáculo dirigido pelo coreógrafo Carlinhos de Jesus reúne passistas, ritmistas, baianas e casais de mestre-sala e porta-bandeiras terminando com um mini-desfile de Carnaval.
Endereço:
R. Rivadávia Correia, 60
Telefone:
(21) 2213-2503 - (21) 2213-2546
COPACABANA BAIRRO NO RIO DE JANEIRO
Copacabana é um bairro nobre situado na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. É considerado um dos bairros mais famosos e prestigiados do Brasil e um dos mais conhecidos do mundo. Tem o apelido de Princesinha do Mar e Coração da Zona Su
Como chegar:
Bairro mais conhecido do Brasil e Rio de Janeiro
CRISTO REDENTOR
Principal cartão-postal da cidade, o Cristo foi eleito pelos cariocas como a “Maravilha do Rio”. O monumento fica no alto do morro do Corcovado, a 700 metros de altitude, onde um mirante panorâmico descortina grande parte do Rio de Janeiro. Para chegar lá em cima há duas maneiras: de carro ou de trem. O acesso de automóvel é complicado em função da falta de vagas de estacionamento e excesso de flanelinhas. Prefira o trem - o percurso tem 3.800 metros em meio a jardins temáticos e a viagem dura cerca de 20 minutos. Inaugurada em 1931, a imagem do Cristo Redentor é considerada a maior estátua em estilo art déco do mundo. Visível de diversos pontos da cidade e confeccionada em pedra-sabão, tem 30 metros de altura, 28 metros de uma extremidade à outra e pesa 1.145 toneladas.
Endereço:
R. Cosme Velho, 513
Como chegar:
O acesso ao monumento de carro é feito pela Estrada das Paineiras. Seguir pela R. Cosme Velho até à Ladeira dos Guararapes. Na ladeira, entrar na rua Conselheiro Lampréia (direita). A partir daí, já na Estrada das Paineiras, seguir as placas indicat
Telefone:
(21) 22581329
FLORESTA DA TIJUCA
A Floresta da Tijuca é um dos quatro setores em que se divide o Parque Nacional da Tijuca, no município do Rio de Janeiro, no Brasi
Como chegar:
Parque Florestal da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ
IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CANDELÁRIA
A Igreja de Nossa Senhora da Candelária é um templo católico localizado no Centro da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. É um dos principais monumentos religiosos da cidade, tradicional palco de casamentos da sociedade carioca.
Endereço:
Praça Pio X, s/n - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20040-02
ILHA DE PAQUETÁ
A ilha de Paquetá localiza-se no interior nordeste da baía de Guanabara, no bairro de Paquetá, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. A principal forma de chegar à ilha é através das barcas que partem da Praça XV.
ILHAS CAGARRAS
O Arquipélago das Cagarras, popularmente conhecido como simplesmente Ilhas Cagarras, localiza-se no Oceano Atlântico, ao largo da cidade e estado do Rio de Janeiro, no Bra
IPANEMA BAIRRO NO RIO DE JANEIRO
Ipanema é um bairro nobre da cidade brasileira do Rio de Janeiro, fundado em 1894 por José Antônio Moreira, conde de Ipanema. Faz divisa com os bairros de Copacabana, Leblon e Lagoa.
Como chegar:
Ao lado de Copacabana Ipanema ficou conhecida como: Garota de Ipanema de Tom Jobim.
JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO
O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, ou apenas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, é um instituto de pesquisas e jardim botânico localizado no bairro do Jardim Botânico, na zona sul do município do Rio de Janeiro, no Brasil
Endereço:
R. Jardim Botânico, 1008 - Jardim Botânico, Rio de Janeiro
MARACANÃ
Mais que um monumento esportivo, o estádio do Maracanã é um atrativo cultural e turístico, recebendo visitantes até mesmo em dias em que não há jogos. Para os apaixonados por futebol há tours guiados que conduzem à beira do gramado, às arquibancadas, ao vestiário, ao Hall da Fama - onde estão as marcas dos pés de jogadores famosos - e ao Museu do Futebol, com fotos e imagens das mais belas jogadas feitas no maior estádio do mundo.
Endereço:
R. Professor Eurico Rabelo, portão 16
Telefone:
(21) 2299-3932
MUSEU DE ARTE MODERNA DO RIO DE JANEIRO
O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro é uma das mais importantes instituições culturais do Brasil. Localiza-se na cidade do Rio de Janeiro, no Parque do Flamengo, próximo ao Aeroporto Santos Dumont
Endereço:
Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo, Rio de Janeiro -
Telefone:
(21) 2240-4944
MUSEU DO AMANHÃ
Museu do Amanhã é um museu construído no município do Rio de Janeiro, Brasil. O prédio, projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, foi erguido ao lado da Praça Mauá, na zona portuária (mais precisamente no Píer Mauá). Sua construção teve o apoio da Fundação Roberto Marinho e teve o custo total de cerca de 230 milhões de reais. O edifício foi inaugurado em 17 de dezembro de 2015 com a presença da presidente Dilma Rousseff e recebeu cerca de 25 mil visitantes em seu primeiro final de semana de funcionamento.

A proposta da instituição é ser um museu de artes e ciências, além de contar com mostras que alertam sobre os perigos das mudanças climáticas, da degradação ambiental e do colapso social. O edifício conta com espinhas solares que se movem ao longo da claraboia, projetada para adaptar-se às mudanças das condições ambientais. A exposição principal é majoritariamente digital e foca em ideias ao invés de objetos.

O museu tem parcerias com importantes universidades brasileiras, instituições científicas globais e coleta de dados em tempo real sobre o clima e a população de agências espaciais e das Nações Unidas. A instituição também tem consultores de várias áreas, como astronautas, cientistas sociais e climatologistas.

Como uma das âncoras do projeto de revitalização urbana chamado Porto Maravilha, o museu recebeu em 2015, como doação antes de sua inauguração, a escultura Puffed Star II, do renomado artista norte-americano Frank Stella. O trabalho consiste de uma estrela de vinte pontas e seis metros de diâmetro que foi instalado no espelho d’água do museu, em frente à Baía de Guanabara. A escultura metálica, antes da doação para acervo permanente a céu aberto do museu, esteve em exposição na cidade de Nova York. O Museu do Amanhã foi erguido no píer em meio a uma grande área verde. São cerca de 30 mil metros quadrados, com jardins, espelhos d'água, ciclovia e área de lazer. O prédio tem 15 mil m² e arquitetura sustentável. O projeto arquitetônico, concebido por Calatrava, utiliza recursos naturais do local - como, por exemplo, a água da Baía de Guanabara, utilizada na climatização do interior do museu e reutilizada no espelho d´água. Calatrava disse que se inspirou nas bromélias do Jardim Botânico do Rio de Janeiro ao projetar o edifício.

O projeto do Museu do Amanhã foi totalmente inspirado pela paisagem da zona portuária e da Baía de Guanabara. Como parte integrante do Projeto Porto Maravilha, foi feita a demolição do Elevado da Perimetral no intuito de revitalizar a região portuária do Rio. No telhado da construção, grandes estruturas de aço, que se movimentam como asas, servem de base para placas de captação de energia solar. Com isso, o Museu do Amanhã busca a certificação Leed (Liderança em Energia e Projeto Ambiental), concedida pelo Green Building Council (USGBC).

A pretensão do Museu do Amanhã é inaugurar uma nova geração de museus de ciências no mundo, sendo considerado "de terceira geração", com uma concepção que o posiciona como o primeiro museu global de "terceira geração". A "primeira geração" de museus é voltada para os vestígios do passado, como os museus de história natural. A "segunda geração" busca difundir as evidências do presente, como os museus de ciência e tecnologia. A "terceira geração", destina-se a expor as mudanças, perguntas e a exploração de possibilidades futuras para a humanidade. É neste último conceito que se encaixa o museu carioca.
Endereço:
Praça Mauá, 1 - Centro
MUSEU HISTÓRICO NACIONAL
O Museu Histórico Nacional localiza-se na Praça Marechal Âncora, no centro histórico da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.
Endereço:
Praça Mal. Âncora, s/n - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20021-200
Telefone:
(21) 3299-0324
PALÁCIO DO CATETE
O Palácio do Catete localiza-se no bairro do Catete, no município do Rio de Janeiro, no Brasil. Foi a sede do poder executivo brasileiro de 1897 a 1960
PÃO DE AÇÚCAR
A emoção do passeio ao Pão de Açúcar começa bem antes de se chegar ao topo do morro, a 400 metros acima do nível do mar. A aventura tem início com a viagem de bondinho, um teleférico envidraçado que apresenta detalhes e ângulos únicos da perfeita geografia carioca. A primeira parada é feita no Morro da Urca, a 220 metros de altitude. Dali, avista-se a Baía de Guanabara e a Enseada de Botafogo. Na segunda e última parada, o visual panorâmico apresenta, além da baía, grande parte da orla da Zona Sul e de Niterói. No verão, vale a pena subir ao Pão de Açúcar no final do dia para curtir o pôr-do-sol ou à noite, para ver as luzes da cidade e badalar no Noites Cariocas - shows com grandes nomes da música brasileira.
Endereço:
Av. Pasteur, 520
Telefone:
(21) 2546-8400
PARQUE MADUREIRA
No coração da Zona Norte, o terceiro maior parque da cidade. Em Madureira, cariocas de todas as regiões e idades se encontram em um ambiente que reúne música, lazer, diversão e entretenimento. Com mais de 90 mil metros quadrados, o Parque Madureira foi inaugurado em 2012 e, desde então, se transformou no principal point da região, atraindo a turma do samba, do skate, do hip hop, do charme, além de famílias e amigos que utilizam o espaço para praticar atividades físicas, para caminhar, se encontrar ou simplesmente contemplar a beleza do local.

Equipado com quadras poliesportivas de futebol e tênis de mesa, ciclovia e a melhor pista de skate do país, o Parque Madureira ganhou uma Arena Carioca batizada de Fernando Torres, ampliando ainda mais o espaço para apresentações culturais, ao lado da Praça do Samba, que já recebeu artistas de nível internacional como o cantor Billy Paul. Os jovens que frequentam o parque têm a sua disposição a Praça do Conhecimento, que oferece cursos em diferentes áreas, além de computadores com acesso à internet.

Em breve, o parque será ainda maior, graças às obras de expansão que vão levá-lo até a Avenida Brasil, passando por mais oito bairros!
Endereço:
Rua Parque Madureira - Madureira, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
PRAIA DA JOATINGA
A praia da Joatinga é uma praia brasileira localizada no bairro do Joá, zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. É uma praia pequena, de menos de 300 m, que se pode percorrer de uma ponta à outra em menos de dez minutos.
PRAIA DO ABRICÓ
A praia do Abricó localiza-se em Grumari, próximo à Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, na zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.
QUINTA DA BOA VISTA
A Quinta da Boa Vista é um parque municipal no Bairro Imperial de São Cristóvão, localizado na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Constitui-se atualmente em um complexo paisagístico público de grande valor histórico.
RECREIO DOS BANDEIRANTES
Recreio dos Bandeirantes é um bairro nobre da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. É um dos bairros mais jovens da cidade, localizado na região administrativa da Barra da Tijuca, Possui uma área
SAMBÓDROMO
Inaugurado em 1984 e batizado como Avenida dos Desfiles, o Sambódromo recebe visitantes o ano inteiro, que se contentam em apreciar a passarela do samba, de apenas 700 metros, completamente vazia. A Praça da Apoteose serve de pano de fundo para as fotografias de recordação.
Endereço:
R. Marquês de Sapucaí
SANTA TERESA
Um dos cenários mais pitorescos do Rio de Janeiro, Santa Teresa fica no alto de uma colina recortada pelos trilhos do velho bondinho elétrico, que voltará a circular pelas ruas estreitas do bairro em 2014, segundo o Governo do Estado. Repleta de largos e espaços culturais que revelam paisagens das zonas Norte, Sul e Centro, ‘Santa’ é tomada por sobrados que abrigam ateliês, lojinhas de artesanato, bares e restaurantes. Um dos prédios mais importantes é o Convento de Santa Teresa, erguido no século 19 e que deu nome ao bairro. Quem optar por chegar até lá a pé, partindo da Lapa, terá a oportunidade de conhecer a mais famosa escadaria da cidade – a Selarón, com 215 degraus recobertos de mosaicos de cerâmica nas cores verde, amarelo e azul. A escada foi batizada com o nome do artista plástico chileno que assina a obra.
Como chegar:
De bonde - partida da Estação dos Bondes diariamente, das 7h às 21h30 (R. Lélio Gama, s/nº - Centro - ao lado do prédio da Petrobras).
Telefone:
(21) 2215-8581 - (21) 2215-8559
TEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO
O Teatro Municipal do Rio de Janeiro localiza-se na Cinelândia, no centro da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil
Endereço:
Praça Floriano, S/N - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20031-050
Telefone:
(21) 2332-9191
VISTA CHINESA
A construção em estilo oriental fica a 380 metros de altura em meio à Floresta da Tijuca, descortinando uma das mais bonitas vistas da cidade, tendo o Cristo, a Lagoa, o Pão de Açúcar e as praias da zona Sul como pano de fundo.
Como chegar:
Acesso pelo bairro do Jardim Botânico (seguir pela R. Rua Pacheco Leão acompanhando as placas indicativas para o Parque Nacional da Floresta da Tijuca)
Previsão do Tempo
Qua - 22/11
29°C   22°C
Chuva
Qui - 23/11
23°C   21°C
Chuvoso
Sex - 24/11
26°C   20°C
Possibilidade de chuva
Sab - 25/11
29°C   21°C
Possibilidade de chuva
Dom - 26/11
30°C   20°C
Pancadas de chuva a noite
Seg - 27/11
31°C   20°C
Pancadas de chuva
    
Telefones Úteis
Alô, Riotur(21) 2542-8080 - (21) 2542-8004 - 0800-285-0555Dias úteis, das 9h às 17hsInformações turísticas sobre a cidade do Rio de Janeiro
Central de Atendimento Multirio(21) 2528-8282Dias úteis, das 09h às 17hInformações sobre produções de mídia para a educação, como programas de TV, publicações e web
Defesa Civil19924 HorasAtende casos de calamidade pública.
Disque-IPTU(21) 2503-2003Dias úteis, das 09h às 17hInformações sobre o IPTU.
Disque-Luz(21) 2535-515124 HorasIluminação publica.
Disque-Ordem15324 HorasSolicitações sobre trânsito e ordem pública.
Disque-Previrio(21) 2273-3000Dias úteis, das 08h às 18hInformações para segurados e pensionistas do Município
Disque-Processo(21) 2503-3333Dias úteis, das 08h às 18hInformações sobre processos municipais.
Disque-Sinal(21) 2508-5500 - tecle324 HorasReparo ou instalação de sinais de trânsito.
Disque-Transportes(21) 2286-8010Dias úteis de 09h às 19hInformações sobre multas de trânsito.
Dívida Ativa(21) 3523-4003Dias úteis, das 8h às 20hCanal direto para esclarecer dúvidas e encaminhar solicitações, relacionadas a IPTU, ISS, taxas municipais e outros débitos em atraso, bem como a informações gerais sobre Dívida Ativa.
Núcleo de Atendimento ao Cliente - Fundação Parques e Jardins(21) 2221-2574Dias úteis, das 9h às 17hInformações sobre plantios, monumentos e chafarizes, jardineiras e frades e urbanização de praças.
Patrulha Ambiental(21) 2498-1001Dias úteis, das 07h às 19hDanos ao meio ambiente, poluição do ar e do solo.
Prefeitura(21) 2503-3000Telefone de mesa geral da prefeitura.
Teleburaco(21) 2589-1234Dias úteis, das 09h às 17hTapa-buracos, deformações no pavimento, reparos no sistema de drenagem, limpeza de galerias, reposição de grelhas e tampões, instalação de placas metálicas de logradouros públicos, recapeamento asfáltico.
Telecomlurb(21) 2204-999924 HorasLimpeza de logradouros públicos, remoção de entulhos, solicitação de poda ou remoção de árvores em área pública e conservação de praças.
Teleordem(21) 2503-3683Dias úteis, das 10h às 17hReclamações de irregularidades relativas a posturas municipais.
Telessaúde(21) 3523-4025Dias úteis, das 09h às 18hAssuntos ligados à saúde no Município.
Vigilância Sanitária(21) 2503-2280 - (21) 2506-2204Dias úteis das 08 às 18hReclamações e Denúncias quanto à higiene de estabelecimentos de alimentos e de serviços em saúde.
Vigilância Sanitária em Alimentos(21) 2506-2224
Vigilância Sanitária em Locais e Ambientes(21) 2506-2229
Vigilância Sanitária em Serviços e Produtos para a Saúde(21) 2506-2242 - (21) 2506-2241