Guia de Cidades
GuiaTeleSulFerramentasGuia de CidadesSão Paulo, SP
História
Piratininga virou São Paulo: o colégio é hoje uma metrópole
Os padres jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nóbrega subiram a Serra do Mar, nos idos de 1553, a fim de buscar um local seguro para se instalar e catequizar os índios. Ao atingir o planalto de Piratininga, encontraram o ponto ideal. Tinha “ares frios e temperados como os de Espanha” e “uma terra mui sadia, fresca e de boas águas”.

Os religiosos construíram um colégio numa pequena colina, próxima aos rios Tamanduateí e Anhangabaú, onde celebraram uma missa. Era o dia 25 de janeiro de 1554, data que marca o aniversário de São Paulo. Quase cinco séculos depois, o povoado de Piratininga se transformou numa cidade de 11 milhões de habitantes. Daqueles tempos, restam apenas as fundações da construção feita pelos padres e índios no Pateo do Collegio.

Piratininga demorou 157 anos para se tornar uma cidade chamada São Paulo, decisão ratificada pelo rei de Portugal. Nessa época, São Paulo ainda era o ponto de partida das bandeiras, expedições que cortavam o interior do Brasil. Tinham como objetivos a busca de minerais preciosos e o aprisionamento de índios para trabalhar como escravos nas minas e lavouras.

Em 1815, a cidade se transformou em capital da Província de São Paulo. Mas somente doze anos depois ganharia sua primeira faculdade, de Direito, no Largo São Francisco. A partir de então, São Paulo se tornou um núcleo intelectual e político do país. Mas apenas se tornaria um importante centro econômico com a expansão da cafeicultura no final do século XIX. Imigrantes chegaram dos quatro cantos do mundo para trabalhar nas lavouras e, mais tarde, no crescente parque industrial da cidade. Mais da metade dos habitantes da cidade, em meados da década de 1890, era formada por imigrantes.

No início dos anos 1930, a elite do Estado de São Paulo entrou em choque com o governo federal. O resultado foi a Revolução Constitucionalista de 1932, que estourou no dia 9 de julho (hoje feriado estadual). Os combates duraram três semanas e São Paulo saiu derrotado. O Estado ficou isolado no cenário político, mas não evitou o florescimento de instituições educacionais. Em 1935 foi criada a Universidade de São Paulo, que mais tarde receberia professores como o antropólogo francês Lévi-Strauss.

Na década de 1940, São Paulo também ganhou importantes intervenções urbanísticas, principalmente no setor viário. A indústria se tornou o principal motor econômico da cidade. A necessidade de mais mão-de-obra nessas duas frentes trouxe brasileiros de vários Estados, principalmente do nordeste do país.

Na década de 1970, o setor de serviços ganhou maior destaque na economia paulistana. As indústrias migraram para municípios da Grande São Paulo, como o chamado ABCD (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema). Hoje, a capital paulista é o centro financeiro da América Latina e por isso ainda recebe de braços abertos brasileiros e estrangeiros que trabalham e vivem na cidade de São Paulo, em um ambiente de tolerância e respeito à diversidade de credos, etnias, orientações sexuais e tribos.
Cultura e Lazer
AQUÁRIO DE SÃO PAULO
O Aquário de São Paulo é um oceanário localizado no distrito do Ipiranga, zona sudeste da cidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Inaugurado no dia 6 de julho de 2006 (9 anos), o complexo passou por uma reforma, tendo 2.000 m² antigamente, mas passando a possuir 8.000 m² de área construída.[1] É o maior oceanário da América do Sul, contando com mais de 1 milhão de litros de água do mar.

O aquario abriga ainda um aquário de água salgada, revestido de vitrines transparentes de acrílico, que permitem uma visão completa dos tubarões
Endereço:
R. Huet Bacelar, 407 - Ipiranga, São Paulo - SP, 04275-000
Telefone:
(11) 2273-5500
AUDITÓRIO IBIRAPUERA
O Auditório Ibirapuera é um edifício concebido por Oscar Niemeyer para apresentações de espetáculos musicais, situado no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, Brasil
Endereço:
Parque Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, 0 - Ibirapuera, São Pau
Telefone:
Parque Ibirapuera -
CATEDRAL METROPOLITANA DE SÃO PAULO
A Catedral Metropolitana de São Paulo ou Catedral da Sé, localiza-se na Praça da Sé, no centro da cidade de São Paulo. É um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo.
Endereço:
Praça da Sé, São Paulo - SP, 01001-000
Telefone:
(11) 3107-6832
ESTAÇÃO DA LUZ
A Estação da Luz é uma das mais importantes estações ferroviárias da cidade de São Paulo. Localizada no bairro que deu origem ao nome da estação, integra a rede de transportes sobre trilhos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, com transferência gratuita para a Estação Luz do Metrô de São Paulo, sendo um dos seus mais importantes nós, visto que por ela passam ou estão próximas diferentes linhas de trem e metrô. A estação abriga ainda o Museu da Língua Portuguesa, uma instituição cultural ligada à Secretaria de Cultura do estado de São Paulo, inaugurada em 2006
Endereço:
Praça da Luz, 1, Luz, São Paulo - SP
Telefone:
0800 55 0121
JARDIM BOTÂNICO DE SÃO PAULO
A origem do Jardim Botânico de São Paulo foi a paixão pela botânica do naturalista Frederico Carlos Hoehne, em 1928, quando iniciou o Orquidário do Estado, na Água Funda. Hoje, são 143 hectares abrigando várias espécies vegetais.
Telefone:
(11) 5067-6000
MONUMENTO À INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
O Monumento à Independência do Brasil, também chamado de Monumento do Ipiranga ou Altar da Pátria, é um conjunto escultórico em granito e bronze.
Endereço:
Praça do Monumento, s/nº - Ipiranga, São Paulo - SP
Telefone:
: (11) 2068-0032
MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO
MASP é o mais importante museu de arte ocidental do Hemisfério Sul.

Seu acervo é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN desde 1969, e possui atualmente cerca de 8.000 peças, dentre as quais destacam-se as pinturas ocidentais, principalmente italianas e francesas. Do século XIII aos dias de hoje, pode-se apreciar Rafael, Mantegna e Botticceli – da escola italiana – e Delacroix, Renoir, Monet, Cèzanne, Picasso, Modigliani, Toulouse-Lautrec, Van Gogh, Matisse e Chagall – da chamada Escola de Paris.
Endereço:
Av. Paulista, 1578, São Paulo
Telefone:
(11) 3251-5644
MUSEU DO IPIRANGA
O Museu Paulista da Universidade de São Paulo, conhecido também como Museu do Ipiranga ou simplesmente Museu Paulista, é um museu localizado na cidade de São Paulo, sendo parte do conjunto arquitetônico do Parque da Independência.
Endereço:
Parque da Independência, Ipiranga, São Paulo
Telefone:
(11) 2065-8000
OBELISCO DE SÃO PAULO
O Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, também conhecido como Obelisco do Ibirapuera ou Obelisco de São Paulo, é um monumento funerário brasileiro localizado no Parque do Ibirapuera, no bairro homônimo, em São Paulo.
Endereço:
Parque Ibirapuera,São Paulo - SP
PARQUE IBIRAPUERA
O Parque Ibirapuera é o mais importante parque urbano da cidade de São Paulo, Brasil. Foi inaugurado em 21 de agosto de 1954 para a comemoração do quarto centenário da cidade
Endereço:
Av. Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana, São Paulo - SP
Telefone:
(11) 5574-5045
PARQUE ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO
O Parque Zoológico de São Paulo é o maior zoológico do Brasil. Fica localizado em uma área de 8.243.213.529 m² de Mata Atlântica original, com 4 quilômetros de alamedas. Aloja as nascentes do histórico riacho do Ipiranga, ao sul da cidade de São Paulo.

Exibe mais de 3.200 animais, sendo 102 espécies de mamíferos, 216 espécies de aves, 95 espécies de répteis, 15 espécies de anfíbios e 16 espécies de invertebrados, em recintos que reproduzem os habitats naturais desses animais. A fazenda do Zoológico, de 572 ha, produz hortaliças usadas na fabricação de rações variadas para os animais, além de material para os recintos onde ficam os animais. Nela ficam animais que precisam de maior área para acasalamento.[1]

O zoológico tem creche para filhotes rejeitados pelas mães, chocadeiras elétricas e sala de incubação para ovos de aves e répteis. A função educativa é enfatizada no Parque. Sua biblioteca de mais de quatro mil volumes é aberta ao público.
Endereço:
Av. Miguel Estéfano, 4241 - Vila Água Funda, São Paulo
Telefone:
(11) 5073-0811
PICO DO JARAGUÁ
O Pico do Jaraguá é o ponto mais alto da cidade de São Paulo, elevando-se a uma altitude de 1.135 metros. Situa-se a oeste da serra da Cantareira. Nos seus arredores foi criado o Parque Estadual do Jaraguá, para conservação da área.
PRAÇA DA SÉ
A Praça da Sé é um espaço público localizado no bairro da Sé, no distrito homônimo, no Centro do município de São Paulo, no Brasil. É considerado o centro geográfico da cidade.

Nela, localiza-se o monumento marco zero do município. A partir dele, contam-se as distâncias de todas as rodovias que partem de São Paulo, bem como a numeração das vias públicas da cidade.

Considerada quase um sinônimo para o Centro Velho, a praça é um dos espaços mais conhecidos da cidade e foi palco de muitos eventos importantes para a história do país, como o comício das Diretas Já. O nome deve-se ao fato de a praça ter-se desenvolvido em frente à Sé da capital paulista.
REPRESA DE GUARAPIRANGA
A Represa de Guarapiranga é uma barragem situada no sul da Região Metropolitana de São Paulo, no estado de São Paulo, no Brasil.
SALA SÃO PAULO
O Centro Cultural Júlio Prestes, que localiza-se na antiga Estação Júlio Prestes, na cidade de São Paulo, foi inaugurado no dia 9 de julho de 1999
Endereço:
Praça Júlio Prestes, 16 - Campos Elíseos, São Paulo
Telefone:
(11) 3367-9500
TEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO
O Teatro Municipal de São Paulo (nome estilizado na grafia arcaica como Theatro Municipal) é um dos mais importantes teatros da cidade e um dos cartões postais da capital paulista, tanto por seu estilo arquitetônico semelhante ao dos mais importantes teatros do mundo, inspirado na Ópera de Paris, como pela sua importância histórica, por ter sido o palco da Semana de Arte Moderna de 1922, o marco inicial do Modernismo no Brasil
Endereço:
Praça Ramos de Azevedo, s/n - República, São Paulo
Telefone:
(11) 3053-2100
Previsão do Tempo
Qua - 22/11
30°C   21°C
Parcialmente nublado
Qui - 23/11
31°C   20°C
Possibilidade de chuva
Sex - 24/11
30°C   20°C
Variação de nebulosidade
Sab - 25/11
32°C   21°C
Possibilidade de chuva
Dom - 26/11
31°C   22°C
Possibilidade de pancadas de chuva a tarde
Seg - 27/11
29°C   20°C
Parcialmente nublado
    
Telefones Úteis
Ambulância192
Bombeiros193
Chamadas internacionais via telefonista0800 703 2111
Comando da Guarda Civil Metropolitana3191-3300
Correios0800 570 01 00
Defesa Civil199
Delegacia de Defesa da Mulher3976-2908
Delegacia Regional do TrabalhoDelegacia Regional d
Disque saúde150
Disque-denúncia0800 156 315
Hora certa130
Informações de trânsito156
Instituto Pró-Queimados0800 707 7575
Interurbano via telefonista0800 703 2110
Ouvidoria do município0800 175 717
Polícia Civil197
Polícia Militar190
Polícia Rodoviária Estadual3327-2727
Polícia Rodoviária Federal6954-2049
Prefeitura156
Procon151
Receita Federal3315-2211
Serviço de intermediação surdo/ouvinte1402
Vigilância Sanitária3065-4600